Inove com uma mentalidade frugal: perguntas e respostas com a chefe de sustentabilidade da Bolt

20 de julho de 2021

Sandra Särav revela como a empresa de transporte pioneira, com sede na Estônia, impulsiona o crescimento ao manter uma mentalidade de startup e investir em iniciativas verdes

O conteúdo The Art of Smart da Crowe informa e inspira líderes de negócios a tomar decisões mais inteligentes, apresentando as empresas mais inteligentes do mundo. Poucas organizações podem competir com a Bolt, uma das startups de crescimento mais rápido do mundo, cujo notável sucesso serve como um exemplo de como ousadia, inovação, diversidade e crescimento – os quatro pilares de tomada de decisão inteligente – podem ganhar as recompensas mais consideráveis.

“Estamos construindo o futuro da mobilidade – uma plataforma que conecta você a carros, motocicletas, scooters e e-bikes, ou entrega de comida de seu restaurante favorito”, afirma a página de perfil da Bolt no LinkedIn. Com um crescimento sem paralelo em apenas oito anos, quem apostaria contra a empresa atingir seu objetivo elevado?

Em 2013, o estudante estoniano Markus Villig fundou a empresa que se tornaria a empresa de transporte pioneira Bolt. O plano original do jovem de 19 anos era fornecer uma plataforma digital para táxis em sua cidade natal, Tallinn. O sucesso inicial o convenceu a ser ousado e almejar mais alto. Claramente, Villig, que supostamente queria abrir uma empresa de tecnologia aos 12 anos, acha impossível ficar parado. Sua organização teve um grande crescimento em vários níveis.

Agora, a Bolt, anteriormente chamada de mTakso e Taxify, opera em aproximadamente 40 países – abrangendo Europa, África, Oriente Médio, Ásia e América Latina – e é a operadora de transporte preferida de milhões de passageiros, em parte devido ao seu pensamento inovador, eco-ethos consciente.

Por exemplo, os passeios na Europa são 100% neutros em carbono. A compensação de carbono é a primeira etapa do Plano Verde da organização pioneira: “Um compromisso de longo prazo para reduzir a pegada ecológica da Bolt como empresa.” O programa visa compensar cinco milhões de toneladas de emissões de CO₂ na Europa até 2025. Ao oferecer mais veículos elétricos e scooters em sua plataforma, a Bolt promete fornecer maneiras mais ecológicas de locomoção nas cidades de todo o mundo.

Além disso, a empresa lançou um fundo de impacto ambiental dedicado para fornecer benefícios sociais e ecológicos globais em várias nações. Os 1,5 milhão de motoristas da Bolt também fazem um bom negócio. Eles ganham mais do que em outras plataformas porque o Bolt recebe menos cortes.

A expansão da Bolt em novas regiões e mercados tem sido incrível, e o ímpeto da empresa não mostra sinais de desaceleração. Apenas cinco anos após estabelecer a empresa, com um empréstimo de € 5.000 de seus pais, Villig se tornou o mais jovem CEO de uma empresa “unicórnio” de US $ 1 bilhão na Europa. Evidentemente, maximizar a sustentabilidade e o lucro é possível para quem quer ousar e investir em inovação.

Para entender melhor os grandes planos verdes de Bolt e o processo de tomada de decisão que impulsiona a inovação, The Art of Smart conversou com Sandra Särav, chefe de sustentabilidade da empresa. Aqui estão os destaques da conversa.

 

Art of Smart (AoS): Como a sustentabilidade e o Plano Verde estão impulsionando o sucesso da Bolt?

Sandra Särav (SS): Bolt lançou oficialmente o Plano Verde em 2019, mas a ideia remonta a 2013. Quando Markus fundou a empresa, ele não tinha carteira de motorista – e ainda não tem – mas sabia que ele queria reduzir a dependência das pessoas de carros pessoais. Tallinn é uma cidade super motorizada; mais de 40% das famílias têm dois ou mais carros. Como um adolescente, ele descobriu que seria um pesadelo pegar um táxi em um ponto de táxi comum ou por telefone, então ele decidiu encontrar uma solução sozinho.

Avançando para 2021, a Bolt, que não possui nenhum carro, opera em cerca de 40 países e temos 1,5 milhão de motoristas no mundo todo. Percebemos que muitos desses motoristas usavam veículos com motores de combustão interna. Como não se pode esperar que eles mudem para veículos elétricos (EVs) durante a noite, vimos como poderíamos compensar as emissões de carbono.

A Bolt fez parceria com a Natural Capital Partners do Reino Unido para estabelecer um fundo de impacto ambiental. Desde setembro de 2019, todas as viagens da Bolt na Europa são neutras em carbono. Calculamos a pegada ecológica total de todos aqueles carros – levando em consideração a idade do veículo, o tipo de motor, o combustível com que funciona e a distância da viagem – e esse número é compensado com projetos cuidadosamente selecionados.

Esta solução é uma solução rápida para um grande problema e, em um mundo ideal, teremos mais drivers usando EVs. Já temos alguns Teslas na plataforma, mas ter mais EVs e veículos híbridos é o próximo passo.

AoS: Considerando que a mudança climática e a sustentabilidade são cada vez mais significativas para os consumidores após a crise do coronavírus, há uma sensação de que a hora de Bolt é agora?

SS:  Infelizmente, ainda não tenho certeza se a demanda do consumidor existe – os clientes que procuram uma carona continuam orientados para o preço. Em 2019, perguntamos aos nossos clientes em seis países europeus se eles usariam alternativas de transporte mais ecológicas se estivessem disponíveis. Mais de 90 por cento responderam que sim. No entanto, quando questionamos se eles estariam dispostos a pagar mais por uma viagem mais ecológica, cerca do mesmo número de pessoas disse que não. Por isso, quando iniciamos o Plano Verde, optamos por não onerar o cliente com o preço para compensar as emissões.

Aos: Como o Bolt tem lidado com a mudança em massa para o trabalho remoto devido ao coronavírus, com menos demanda por soluções de transporte?

SS:  Quando a primeira onda COVID-19 atingiu no início de 2020, os negócios caíram 85 por cento. Usamos a crise para considerar opções alternativas e aceleramos certas áreas do negócio. Por exemplo, tínhamos lançado o Bolt Food, que permite aos clientes pedirem seus pratos favoritos em casa, em quatro países em 2019. E no final de 2020, estávamos em 16 países. Vimos a necessidade desse serviço e o expandimos rapidamente. Mesmo agora, a demanda é tão alta em alguns mercados que não temos correios suficientes.

Além disso, em 2018 a Bolt iniciou sua oferta de micro mobilidade com e-scooters em Paris. No ano passado, ampliamos esse serviço para 45 cidades, atendendo à demanda. Algumas cidades chegaram até a nos contactar de forma proativa e solicitar que trouxéssemos alternativas de transporte público, como e-bikes e e-scooters.

Agora a Bolt se comprometeu a investir € 100 milhões em 2021 para expandir nosso serviço de micro mobilidade. Atualmente, estamos em nossa e-scooter Bolt de quarta geração totalmente reciclável, que desenvolvemos e fabricamos internamente. No momento, só usamos as e-scooters para aluguel. Estamos expandindo muito rápido, pois identificamos que esta é uma área onde podemos afetar mais a mobilidade urbana.

AoS: Bolt está inovando de outras maneiras para o bem da sociedade – notamos que você lançou recentemente um serviço exclusivo para mulheres na África do Sul. Por quê?

SS:  Estou triste em dizer que esta foi uma iniciativa baseada nas necessidades. Uma pesquisa do Banco Mundial mostrou que 64 por cento das mulheres na África do Sul disseram que não estão aderindo aos aplicativos de carona como motoristas devido a questões de segurança. Vimos uma oportunidade de salvaguardar a segurança das mulheres tendo apenas motoristas e passageiros do sexo feminino.

Estamos considerando lançar essa ideia em outros países também. Com a mentalidade econômica da Bolt, podemos lançar novos serviços rapidamente porque somos uma empresa muito enxuta. Adoro trabalhar para a Bolt porque você pode ter essa ideia, lançá-la e ela se concretizará em alguns meses, senão menos.

AoS: O que exatamente você quer dizer quando diz “mentalidade frugal da Bolt?” Como isso ajuda a empresa a tomar decisões mais inteligentes?

SS:  Em primeiro lugar, isso não significa que sejamos baratos! Ser frugal também é uma mentalidade estoniana. A Estônia tem 1,3 milhão de habitantes e tivemos que construir todas as coisas que usamos. Pulamos nossas sombras, como dizemos aqui. O mesmo é válido para a Bolt. Temos 1,5 milhão de motoristas e operamos em mais de 40 países, e temos três serviços comerciais [com micro mobilidade e Bolt Food], mas temos apenas 2.000 funcionários permanentes. Isso é enorme.

A mentalidade econômica é: não jogue dinheiro nos problemas. Tente ser mais inteligente, mais econômico, para consertar os problemas. Mesmo se você voltar para o serviço principal, nossa carona, recebemos menos comissão dos motoristas. Dessa forma, podemos baratear o preço para o cliente, o motorista fica com mais da tarifa e ganhamos com a expansão para mais cidades.

AoS: Como é trabalhar com um CEO jovem e pioneiro e como você descreveria seu estilo de liderança?

SS:  Odeio desapontá-lo, mas empresas com CEOs jovens e pioneiros são muito comuns na Estônia. Temos o maior número de startups per capita do mundo. Eu amo Markus; ele é um cara super ótimo. A maioria das pessoas que trabalham para a Bolt na sede também são jovens, mas Markus é muito acessível. Quando estamos no escritório, sento-me a dois metros dele e posso dar uma tapinha em seu ombro para falar sobre uma ideia a qualquer momento. Costumamos discutir planos quando comemos juntos no café Bolt – essa é a mentalidade da Estônia.

Nós brincamos aqui que ninguém está a mais de dois telefonemas de distância se você quiser fazer algo acontecer. Não quero me gabar, mas tenho o número de alguns ex-primeiros-ministros. Funciona nos dois sentidos: o primeiro-ministro costuma ligar para Markus também, para pegar seus cérebros. É revigorante e acelera a entrega de soluções por não ter que passar por um processo burocrático demorado. Temos uma sociedade digital e todos somos motivados pela inovação e pela colaboração. Muitas pessoas estão entusiasmadas com a construção de coisas porque percebem que podem ser alcançadas com a ajuda.

AoS: Por fim, que conselho você daria aos líderes de negócios que buscam maximizar a sustentabilidade e a lucratividade?

SS:  Mantenha a simplicidade. Já vi tantas empresas começarem a temer ser verdes, porque acham que precisam fazer tudo de uma vez. Há muitas frutas ao alcance da mão. Um excelente lugar para começar é compensando sua pegada de carbono. Você não precisa consertar o sistema, mas pode mitigar o CO uses que sua empresa usa. Descubra qual é a sua pegada de carbono e, em seguida, estabeleça metas de curto e longo prazo.

 

Ponto de vista da Crowe

Luiz Piacenza, COO, Crowe Espanha

O negócio de plataforma é talvez o modelo de organização mais disruptivo desde o início das empresas licenciadas holandesas e inglesas no século XVII. E como aconteceu com os pioneiros do século 17, o pilar central dessa ruptura é o uso da tecnologia.

As regras sobre como uma corporação opera estão sendo desafiadas por uma nova forma de organização, abalando todos os fundamentos dos modelos de trabalho, ativos e receita. A maior parte do diálogo com as partes interessadas assume uma nova dimensão, uma vez que são reorganizados em torno de novos relacionamentos e um foco diferente na criação de valor.

Enfrentar os desafios de sustentabilidade na economia de plataforma também requer uma lente progressiva diferente. Por exemplo, a descarbonização das operações implica considerar o impacto externo e as emissões geradas em toda a cadeia de abastecimento. Se uma empresa não possui ativos – como acontece com a Bolt – o esforço se torna colaborativo.

As atividades de financiamento para melhorar a eficiência ambiental podem atuar sobre entidades de pequeno porte ou indivíduos para facilitar seu acesso a tecnologia atualizada; esse é o desafio que Bolt está enfrentando. No entanto, compensar o carbono não é suficiente. O fato crítico é descarbonizar os processos por meio do desenho da transição verde em uma economia que não é “possuída”, mas “compartilhada”.

O trabalho de Crowe com a Glovo, uma empresa global focada em logística de última milha, também confirma a necessidade de alcançar eficiência ambiental e operacional A engenharia sozinha é insuficiente. Pensamento em design, desenvolvimento de soluções ágeis e novos modelos de financiamento são os caminhos para reimaginar uma economia compartilhada sustentável e participativa.

Fonte: Innovate With A Frugal Mindset: Q&A With Bolt’s Head of Sustainability